Câmera
- Novo botão na lateral do aplicativo para acessar rapidamente os efeitos ajustes mais simples para o desfoque de fotos no modo retrato e acesso rápido ao modo Expert RAW, usado para fotos avançadas.
Galeria
- Criação de um “Álbum de família” compartilhado com até seis membros de uma família, que poderá editar o álbum. Os integrantes também irão receber 5 GB de armazenamento por membro da família (até 6 pessoas).
- Novo processamento que remove sombras e reflexos automaticamente para melhorar a aparência das imagens. Usuários poderão recriar gifs antigos para melhorar a qualidade deles.
- Deslizando de baixo para cima em uma foto irá exibir informações de quando e onde ela foi tirada, em qual dispositivo, onde está armazenada e muito mais.
- Uma pesquisa aprimorada que permitirá selecionar mais filtros por vez, como de uma pessoa ou item ao mesmo tempo
- As capturas de telas poderão ser salvas em pastas personalizadas.
Zona AR e Emoji AR
- Usuários poderão tirar fotos no modo máscara e substituir o rosto de até três pessoas por emojis.
- Melhorias de layout e edição no AR Doodles.
Widgets
- Novo widget de bateria que permitirá verificar o nível da bateria dos aparelhos Galaxy, como Galaxy Buds, Galaxy Watch na tela inicial.
- Novo widget meteorológico intuitivo que irá facilitar o entendimento das informações meteorológicas.
Modos e Cenários
- Usuários poderão escolher papéis de parede diferentes na tela de bloqueio e na tela inicial que irão alterar dependendo de suas atividades atuais de modo escolhido
- Execução automática de scripts ao ativar o modo avião ou ponto de acesso móvel. Esses scripts poderão abrir alguns aplicativos, ajustar o equilíbrio de áudio esquerdo/direito e muito mais. Novas ações agora permitem que você controle o Quick Share e a sensibilidade ao toque e altere o toque e o estilo da fonte.
Conectividade
- Criação de notas no Samsung Notes que permitirá a edição por diversas pessoas simultaneamente.
- Convite de pessoas para álbuns, notas e calendários compartilhados poderá ser feito rapidamente através de um link.
- Melhorias de controles entre notebooks o Galaxy Book e o smartphone. Usuários poderão usar o smartphone como mouse, teclado ou trackpad do Galaxy Book. Também será possível copiar e colar texto e arrastar e soltar imagens de um dispositivo para outro.
- Será possível alterar facilmente a mídia do smartphone para alto-falantes WiFi através das ferramentas de acesso rápido.
- Os sites navegados em smartphones através do Samsung Internet estarão disponíveis para serem acessados também no navegador de computador.
Samsung DeX
- Novo modo de tela dividia para aprimorar a expeciencia multitarefa no DeX
Configurações
- As sugestões de Configurações agora são exibidas na parte superior da tela de configurações. O sistema também irá informar recursos uteis para o usuário ativar ou testar.
Samsung Internet
- Pesquisa aprimorada que ajudará o usuário a encontrar o que está querendo, mesmo que ele esteja escrevendo de forma incorreta.
Assistente de configuração
- Agora poderá ser utilizado um código QR para realizar a migração de dados de um smartphone Android antigo para um novo Galaxy.
Chamadas
- Bixby poderá atender uma chamada e transcrever o que está sendo dito em um bate-papo por texto. O usuário poderá escrever a resposta da chamada que o assistente de voz irá falar para a pessoa do outro lado da linha. Esse recurso chegará primeiro em inglês e coreano.
A One UI 5.1 chegará primeiro para a série Galaxy S23. Mas espera-se que a Samsung disponibilize a atualização para mais smartphones Galaxy dias após o lançamento dos seus novos smartphones. Espera-se que o Galaxy S22 e Galaxy Z Flip 4 e Z Fold 4 sejam os próximos a receber o update. Após isso, os aparelhos top de linha mais antigos serão atualizados antes da novidade chegar para os modelos das séries Galaxy A e M.